terça-feira, 18 de setembro de 2012


Análise do Software Educativo.
TV Smart Kids
Interação aluno-SE-professor
Facilidade de uso
O aplicativo é conjunto de pequenos vídeos sobre alguns temas referentes às crianças da Educação Infantil, ou anos iniciais do Ensino Fundamental. Cada vídeo tem um tema e o professor pode escolher algum para passar para seus alunos, não há conversas entre os personagens há apenas uma música de fundo e as cenas vão acontecendo no decorrer do filminho.
Recursos motivacionais
As imagens são todas muito bem coloridas, o que estimula a visualização e o interesse das crianças pelo aplicativo. Há movimentações dos personagens, porém as informações dos vídeos são escritas e o professor da Educação Infantil, em que os alunos ainda nãoe estão alfabetizados, deve ficar lendo para os alunos o que causa um pouco de desinteresse das crianças pelos vídeos. Uma sugestão para os elaboradores do software é que todas as informações sejam narradas e que haja conversação entre dos personagens durante os filmes, pois isso faz com que as crianças apresentem maior interesse pelo vídeo.
Adequação às atividades pedagógicas:
Este aplicativo possui uma série de vídeos que podem ser adequados para diversos temas que o professor pode estar trabalhando em sala. Por exemplo: alimentação saudável, Amazônia, fundo do mar, e vários outros disponíveis no site.
Adequação aos recursos de mídia às atividades pedagógicas:
Durante o vídeo as imagens vão passando e uma musica de fundo vai sendo tocada, cada vídeo tem uma música diferente que se identifica melhor com o tema. As imagens não nítidas e coloridas em forma de desenhos. O que falta nos vídeos é a conversa entre os personagens, e a narração das informações que aparecem escritas durante os vídeos.
Interatividade Social:
Este aplicativo possui interatividade social a partir do momento em que ele possibilita a discussão entre as crianças sobre o vídeo, ou sobre o determinado tema/assunto de que se trata o vídeo.
Favorecimento do papel de facilitador do professor:
Durante a transmissão do vídeo o papel do professor é atentar seus alunos para o vídeo, fazendo as leituras necessárias, e também discutir com os alunos sobre as imagens passadas no vídeo chamando a atenção das crianças para o que foi proposto anteriormente em sala de aula. O professor pode fazer uma roda de conversa antes e depois da exibição do filme. Antes do filme ele pode levantar hipóteses juntamente com seus alunos, e depois do filme eles podem tirar suas conclusões juntos. O professor tem um papel mediador.
Fundamentação Pedagógica
O software tem uma base epistemológica construtivista, pois ele trabalha com a ideia da construção do conhecimento do aluno, possibilitando que o professor trabalhe diversos temas relevantes para a sociedade através de um recurso que as crianças gostam muito: o vídeo. Cabe ao professor utilizar o vídeo de modo construtivista através de seus projetos e objetivos.
 Conteúdo
Como já citei acima, cada vídeo trabalha um conteúdo diferente, o professor deve escolher aquele que seja adequado a seus alunos, através de uma sondagem prévia.
 Programação
Para ter acesso a esse software o computador deve estar conectado a internet. Alguns vídeos há opção de baixar outros não. A implantação é satisfatória.
Facilidade de uso
Para passar o vídeo para seus alunos o professor ter conhecimentos prévios em informática, não há manual explicativo sobre o vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário