segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Análise dos softwares educativos
Jogo: Coord08- Carros Disponível em:
http://www.universoneo.com.br/site/jogos_educacao_infantil

Interação aluno-SE-professor
Facilidade de uso:
O jogo apresenta instruções muito básicas, relativas à sua utilização. Para jogar o aluno deve usar as setas para atravessar a avenida de carros movimentados. A linguagem é infantil adequada as crianças da idade da educação infantil (3-5anos).

Recursos motivacionais:
Durante o jogo a criança deve atravessar o carro em uma avenida movimentada. Se a criança não conseguir fazer isso ao final do jogo há uma mensagem de motivação para que ela tente novamente. Se ela conseguir a mensagem diz que ela será um ótimo motorista quando crescer.

Adequação às atividades pedagógicas:
A professora pode está ministrando aulas sobre a Educação Trânsito. A criança pode perceber que em uma avenida movimentada não se deve fazer a travessia se o sinal estiver aberto. Quando o carro bate em outro carro há um som semelhante a batida e recomeça a tentativa de atravessar a avenida.

Adequação aos recursos de mídia às atividades pedagógicas:
Os efeitos sonoros do jogo são semelhantes aos de uma avenida movimentada com barulhos de carros, buzinas, e motores. As imagens são nítidas e adequadas às crianças. Não há recurso de hipertexto.
Interatividade Social:
No jogo não há opções para se jogar em duplas ou em grupos, cada criança só pode jogar individualmente. Não há uma interação entre os jogadores, a única interação é o aluno com a máquina.
Favorecimento do papel de facilitador do professor:
As informações contidas no jogo são todas escritas, e as crianças que estão jogando o jogo ainda não estão alfabetizadas, portanto o professor dever ler e explicar as instruções para as crianças.  
Fundamentação Pedagógica
A base pedagógica que permeia as atividades desse software é a tecnicista, pois o objetivo do jogo é conseguir atravessar a avenida, ou seja, o aluno deve adquirir à técnica necessária para atravessar. Porém o professor pode incrementar esse jogo, fazendo desafios aos alunos modificando a base pedagógica que permeia as atividades do software.
Conteúdo
A exigência do trabalho do aluno é apenas fixa nas setas do computador. Se o professor deseja trabalhar a coordenação motora de seu aluno essa pode ser uma opção, mas não necessariamente a melhor opção para esse objetivo. Como já havia mencionado anteriormente se o professor quiser trabalhar com a educação no trânsito este software é uma boa opção.
Programação
O jogo é on-line, portanto para ter acesso a esse software o computador deve estar conectado à internet.  A implementação desse software é satisfatória. Há correção, precisão, simplicidade e concisão, além da segurança ao utilizar esse software.
Facilidade de uso
O professor deve dar um auxilio no inicio do jogo aos alunos, pois as explicações sobre o jogo são escritas, porém a partir do momento em que os alunos entendem o que o jogo está pedindo eles conseguem ministrar o que fazer durante o jogo.
Não há documentação, ou manual técnico nem guia pedagógico ao professor ou aluno. O professor deve ter conhecimentos prévios em informática para conseguir ministrar o jogo e explicá-lo aos seus alunos. 

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