Análise dos softwares educativos
Jogo: Coord08- Carros Disponível
em:
http://www.universoneo.com.br/site/jogos_educacao_infantil
Interação
aluno-SE-professor
Facilidade de uso:
O jogo apresenta instruções muito
básicas, relativas à sua utilização. Para jogar o aluno deve usar as setas para
atravessar a avenida de carros movimentados. A linguagem é infantil adequada as
crianças da idade da educação infantil (3-5anos).
Recursos motivacionais:
Durante o jogo a criança deve
atravessar o carro em uma avenida movimentada. Se a criança não conseguir fazer
isso ao final do jogo há uma mensagem de motivação para que ela tente
novamente. Se ela conseguir a mensagem diz que ela será um ótimo motorista
quando crescer.
Adequação às atividades
pedagógicas:
A professora pode está ministrando
aulas sobre a Educação Trânsito. A criança pode perceber que em uma avenida
movimentada não se deve fazer a travessia se o sinal estiver aberto. Quando o
carro bate em outro carro há um som semelhante a batida e recomeça a tentativa
de atravessar a avenida.
Adequação aos recursos de mídia
às atividades pedagógicas:
Os efeitos sonoros do jogo são
semelhantes aos de uma avenida movimentada com barulhos de carros, buzinas, e
motores. As imagens são nítidas e adequadas às crianças. Não há recurso de
hipertexto.
Interatividade Social:
No jogo não há opções para se jogar
em duplas ou em grupos, cada criança só pode jogar individualmente. Não há uma
interação entre os jogadores, a única interação é o aluno com a máquina.
Favorecimento do papel de
facilitador do professor:
As informações contidas no jogo são
todas escritas, e as crianças que estão jogando o jogo ainda não estão
alfabetizadas, portanto o professor dever ler e explicar as instruções para as
crianças.
Fundamentação Pedagógica
A base pedagógica que permeia as
atividades desse software é a tecnicista, pois o objetivo do jogo é conseguir
atravessar a avenida, ou seja, o aluno deve adquirir à técnica necessária para atravessar.
Porém o professor pode incrementar esse jogo, fazendo desafios aos alunos
modificando a base pedagógica que permeia as atividades do software.
Conteúdo
A exigência do trabalho do aluno é
apenas fixa nas setas do computador. Se o professor deseja trabalhar a
coordenação motora de seu aluno essa pode ser uma opção, mas não
necessariamente a melhor opção para esse objetivo. Como já havia mencionado
anteriormente se o professor quiser trabalhar com a educação no trânsito este
software é uma boa opção.
Programação
O jogo é on-line, portanto para ter
acesso a esse software o computador deve estar conectado à internet. A implementação desse software é satisfatória.
Há correção, precisão, simplicidade e concisão, além da segurança ao utilizar
esse software.
Facilidade de uso
O professor deve dar um auxilio no
inicio do jogo aos alunos, pois as explicações sobre o jogo são escritas, porém
a partir do momento em que os alunos entendem o que o jogo está pedindo eles
conseguem ministrar o que fazer durante o jogo.
Não há documentação, ou manual
técnico nem guia pedagógico ao professor ou aluno. O professor deve ter
conhecimentos prévios em informática para conseguir ministrar o jogo e explicá-lo
aos seus alunos.
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