terça-feira, 18 de setembro de 2012

Análise do Software: Jogo da Memória Smart Kids, disponível em:
Interação aluno-SE-professor
Facilidade de uso
Os alunos devem esperar as orientações do professor para o inicio do jogo, pois não há nenhuma explicação do jogo no site Smart Kids. O professor deve mediar as ações de seus alunos. Durante o jogo os alunos utilizam o mouse para clicar nas figuras e quando isso ocorre a carta vira e aparece uma borboleta. Cada borboleta possui uma cor, porém algumas cores são semelhantes, o que pode confundir os alunos.
Recursos motivacionais
Não há nenhuma sonoridade motivacional durante o jogo. Quando o jogador erra faz um barulho semelhante a um “tanam”, do contrário o som é “tananirim”. Não há um limite de tempo para o aluno terminar o jogo ele pode ficar jogando até a hora que decidir parar ou então até acertar todos os pares de borboletas. Uma coisa ruim é que não há outro desenho do jogo, apenas borboletas, o que muda é apenas a cor delas, nem todos os alunos se interessam por borboletas.
Adequação às atividades pedagógicas:
O jogo é apropriado para que as crianças agucem a memória, e pode ser utilizado também para trabalhar a coordenação motora, porém não é necessariamente um dos aspectos que o jogo pode trabalhar. O jogo da memória pode desenvolver a memorização e observação da crianças, também desenvolve o raciocínio lógico da criança.
Adequação aos recursos de mídia às atividades pedagógicas:
Quando a seta do mouse se encontra sob as cartinhas do jogo ela se transforma em um desenho semelhante ao de uma mãozinha, quando a criança clica no mouse a mãozinha se fecha e se abre em seguida simulando o movimento de virar da própria criança. Os recursos sonoros não são bons. As imagens são nítidas, porém as cores de algumas borboletas são semelhantes, o que as pode confundir as crianças. Por exemplo: verde claro e escuro, azul claro e escuro, lilás e roxo. Essas corres formam pares diferentes.  Quando o jogador vira a ultima carta não há um tempo para ele observar os pares que formou, a tela já vai para a opção de selecionar jogar de novo.
Interatividade Social:
Não há interatividade do jogo com as crianças, não há opção de se jogar em duplas ou grupos de mais pessoas, o jogo é inteiramente individual, o aluno com a máquina. No jogo da memória convencional é divertido jogar com mais pessoas, aí sim promove a interatividade social.
Favorecimento do papel de facilitador do professor:
O professor deve explicar aos alunos como se utilizar o mouse para jogar o jogo, porém a partir do momento em que a criança consegue aprender isso, o professor não é mais necessário, a não ser que o jogo dê algum problema, pois não há níveis de dificuldade a criança faz a mesma coisa do inicio ao fim do jogo. Porém,o professor pode preparar uma proposta de ir pedindo aos alunos que encontrem determinados pares, ou então descobrir quem ganhou o jogo, ou alguma outra atividade preparada, assim o professor conquista seu espaço na sala de aula.
Fundamentação Pedagógica
A base epistemológica que permeia esse software não é bem definida, pois o jogo da memória estimula o raciocínio lógico da criança e com isso o jogo pode ser chamado de construtivista, pois não há uma penalidade para o erro a criança tem a chance de jogar novamente, a única dica de que a criança errou ou acertou é o som diferente que o jogo demonstra. Assim a criança tem várias chances de acertar ou errar. Porém, o construtivismo tem etapas de construção e neste jogo não há essas etapas, o jogo fica no mesmo patamar.
Conteúdo
O professor pode criar diferentes situações para que as crianças se divirtam durante o jogo. Assim o professor pode explorar um determinado conteúdo para se trabalhar com as crianças. O jogo por si só não trabalha um conteúdo especifico a não ser a memória.
Programação
O jogo é on-line, com isso para ter acesso a esse software é preciso que o computador esteja conectado à internet. A implementação desse software é satisfatória. Porém, na pagina do jogo na internet há vários outros aplicativos, que não são do jogo, que ficam piscando chamando a atenção dos alunos, com isso há a necessidade de um certo cuidado para que as crianças não cliquem em algum aplicativo que não seja adequado, ou que seja vírus para o computador
 Facilidade de uso
O professor deve dar um auxilio no inicio do jogo aos alunos, pois não há nenhuma explicação escrita ou sonora, porém a partir do momento em que os alunos entendem o que o jogo está pedindo eles conseguem ministrar o que fazer durante o jogo.
Não há documentação, ou manual técnico nem guia pedagógico ao professor ou aluno. O professor deve ter conhecimentos prévios em informática e sobre o como funciona o jogo da memória para conseguir ministrar o jogo e explicá-lo aos seus alunos. 

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